terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Qual o tipo de base ideal pra sua pele?

A base na maquiagem, serve para uniformizar a pele e disfarçar imperfeições. A base é fundamental na maquiagem, é ela que vai deixar seu rosto com um aspecto uniformizado e perfeito. Uma base mal aplicada, pode dar uma aparência envelhecida na pele e destacar vincos do rosto. É importante ter um aplicador para a base, seja ele uma esponja ou um pincel próprio para base, o segredo é espalhar bem por todo o rosto.

Existem no mercado hoje em dia, variados tipos e tons de bases, bases que auxiliam a amenizar rugas e linhas de expressões e até mesmo filtro solar em forma de base, mas qual seria o ideal para sua pele?

Base líquida: tem uma cobertura leve sobre a pele, não é indicada para quem tem olheiras profundas, ou grandes imperfeições, pois sua cobertura é fina e não tem o poder de esconder totalmente a pele. Pode ser usada em peles normais, secas, oleosas e mistas (se forem livres de óleo, "oil free").

Base Cremosa: Tem uma cobertura média sobre a pele, ótima ajuda para esconder pequenas manchas, rugas e linhas de expressões, pois ela espalha fácil e não deixar acentuar vincos. É indicada para peles normais e secas, peles oleosas ou mistas não é recomendado, pois pode causar acne.

Base em bastão ou stick: Tem uma boa cobertura sobre a pele, a maioria é conhecida como 2 em 1 (base/corretivo), esse tipo de base é capaz de cobrir manchas, esconder acne, amenizar olheiras, porém, em alguns casos, o corretivo não é dispensado, deve ser usado junto com a base em locais onde não houve uma cobertura 100% como desejado. É indicado para todos os tipos de pele. Para ter um resultado de pele mais natural, umedeça a esponja ou o pincel quando for aplicar na pele.

Base compacta ou duo base: Tem uma boa cobertura sobre a pele, combina a textura da base com a textura aveludada do pó, uma desvantagem dessa base é que acentua vincos, ou seja, em peles mais maduras as linhas de expressões podem ficar em evidência. É indicada para peles oleosas, mistas e normais. Deve ser aplicada com uma esponja úmida.

Base em pó: Não tem uma boa cobertura sobre a pele. É aplicada com pincel como se fosse um pó facial. É indicada para peles oleosas, normais e mistas.

Pancake: Tem uma excelente cobertura sobre a pele, porém, a pele pode aparentar ficar bem carregada. É bastante indicada para peles com manchas maiores (melasmas) ou peles com cicatrizes de acne ou outros tipos de depressões. Não é recomendado para peles oleosas, pois pode obstruir os poros.

Base Translúcida: Tem uma cobertura muito suave sobre a pele. É indicada para peles que não precisa de correções.




Escolher o tom da base para sua pele também é muito importante. Como devo saber se é exatamente o tom da minha pele?
Uma dica que sempre dou é analisar o a cor seu colo e a cor do seu rosto antes de escolher sua base. Na maioria das pessoas o rosto é mais claro que o colo, então cabe a dica testar a base no próprio rosto, perto da região da mandíbula, agora, se estiver no verão, e a pessoa estiver queimada de sol, o teste deve ser feito no colo, por mais que a pessoa não tome sol no rosto, o colo deve-se harmonizar com a face, para não dar aquela aparência do "rosto muito branco". Lembrando também, que as orelhas, o pescoço e a nuca também devem ser maquiados caso eles estiverem a mostra.

É sempre importante testar a base antes de comprar, para não errar na sua cor! Caso ainda esteja na dúvida de qual tonalidade é a sua, pergunte a vendedora.




Gostou? Deixe suas dúvidas, ou sugestão de temas que você teria curiosidade em conhecer.

Evelyne Nascimento
Instagram @evelyne_nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário