segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O que devo saber sobre Peeling.

Pra começar, devo explicar exatamente o que é o Peeling, para então dar continuidade ao assunto.
Peeling em inglês significa "descamação". Esse nome foi dado ao tratamento devido a descamação que ele provoca na pele quando é feito. Essa descamação é provocada devido a "agressão" que a pele sofre ao receber o peeling. Essa "agressão" é feita propositalmente para o cérebro entender que houve uma agressão e precisa produzir colágeno e elastina ( proteínas produzidas pelo nosso organismo) para reconstituir uma pele nova. Com isso, essa pele que estava com a mancha por exemplo, vai sair, e vai crescer uma pele nova em cima daquela que descamou, mas calma, na maioria dos casos isso é superficial, a pele pode ficar mais sensível, avermelhada e descamando, mas nada que te impossibilite de ter uma vida normal, só deve-se evitar ser feito próximo ao algum evento social, para não correr o risco de ficar coma pele avermelhada e descamando. A recuperação pode levar de 5 a 7 dias, isso depende do nível do peeling que se foi feito. Esse procedimento geralmente é recomendado no outono ou inverno, onde o sol é menos forte, mesmo assim, é indispensável o uso do filtro solar, mesmo dentro de casa em contato com a luz, computador e até mesmo outras fontes de calor como secador, forno, entre outras...
O Peeling é recomendado para pessoas com manchas na pele, pele acneica (com espinhas), cicatrizes de acne, pele com rugas e linhas de expressões , peles envelhecidas e para estrias.
Existem diferentes tipos de peeling, químico, mecânico e a laser.

     
               Peeling com ácidos.


*Pelling Químico: a base de ácidos, pode ser superficial ou mais profundo. A pele fica mais sensível e avermelhada. O peeling químico pode ser feito com ácidos Retinoico, Salicílico e Glicólico. O ácido pode ser usado no rosto e no corpo no caso de tratamento para estrias. Entre esses ácidos está incluso o "PEELING DE FENOL", um ácido totalmente abrasivo. Esse procedimento deve ser feito por médicos, é um peeling totalmente diferente dos demais. “O fenol é aplicado com uma espécie de cotonete, após a aplicação é colocada uma máscara de esparadrapo, que irá cobrir o rosto inteiro. É indicado ficar com ela de 28 a 32 horas. Na hora de retirar é colocado um pó bactericida e secante em todo o rosto. O paciente terá que reaplicá-lo sempre que for necessário, tendo que usá-lo por 11 dias. Não se pode lavar o rosto ou o cabelo, e deve-se seguir uma dieta à base de líquidos, para não movimentar muito os músculos da face. A pele leva cerca de 4 meses para se regenerar completamente."
O Peeling de Fenol é recomendado para peles envelhecidas, com rugas, linhas de expressões, o paciente rejuvenesce cerca de 20 anos, ou também por pessoas com manchas mais resistente como melasmas (manchas grande na pele), manchas de sol ou hormônios, cicatrizes de acne, sardas ou efélides (pintas), cicatrizes em geral, ou outras imperfeições.
           

     Peeling de Fenol



* Peeling Mecânico: pode ser feito por esfoliantes com microesferas, de diamante ou de cristal. Esse tipo de peeling pode ser feito no verão, pois não há descamação na pele, a agressão é feita superficialmente. Os esfoliantes, são bem superficiais, servem somente para retirada de células mortas. 

 Peeling de diamante ou diamantado como também é conhecido,utiliza uma ponteira diamantada pra fazer uma microdermobrasão (método não invasivo) na pele, provoca um esfoliação mais profunda que o esfoliante, diminui levemente as linhas de expressões e suaviza levemente possíveis manchas. Estimula a produção de colágeno e elastina, a pele fica mais fina e macia. Pode ser acrescentado nos tratamentos para estrias. 
Peeling de Cristal, é um método bem parecido com o peeling de diamante, porém, utiliza-se cristais de hidróxido de alumínio.


Peeling a base de microdermobrasão.



*Peeling a laser: O princípio é o mesmo daqueles peelings realizados com ácidos, embora o laser atue mais fundo e mais rápido. A incidência do feixe de luz sobre a pele do rosto remove a camada superficial da pele e também promove uma escamação em profundidade, reativando as fibras de colágeno. Isso resulta em pele nova, mais firme, sem manchas e rejuvenescida.
Todos esses tipos são eficientes para pele, o que diferenciam um do outro é o preço, o tempo de cada sessão e o tempo que se leva para ver o resultado. Mas todas essas técnicas exigem o uso diário do filtro solar.


Os lasers utilizados são Ablativos, Luz Intensa Pulsada e CO2.







Gostou? Deixe suas dúvidas, ou sugestão de temas que você teria curiosidade em conhecer.

Evelyne Nascimento
Instagram @evelyne_nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário